segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Resumo "Cheias de Charme"

            Os recursos tecnológicos utilizados como aliados na construção do conhecimento propiciam ao aluno a criticidade, valorizando a oralidade e a escrita partindo do conhecimento prévio, facilitando dessa forma a  aprendizagem.
            Partindo desse pressuposto e a grande audiência que a novela “Cheias de Charme” obteve, elaborei um plano de aula na Escola: Vereador Adelino Machado de Oliveira, com a turma do 1º ano do 2º Ciclo, tendo 21 alunos.
            Esse plano foi desenvolvido em três aulas, tendo como objetivos a serem atingidos: despertar o interesse pela música nordestina; incentivar o uso do dicionário; identificar a região Nordeste no mapa do Brasil, bem como o Estado do Piauí.
            A metodologia utilizada foi a discussão da novela Cheias de Charme da Rede Globo, ouviram e cantaram a música “Vida de Empreguete”e outras músicas nordestinas,no mapa do Brasil identificaram a Região Nordeste e o Estado do Piauí,terra natal da personagem Chayene. Por fim, os alunos fizeram desenhos como expressão.
            Os recursos tecnológicos utilizados foram: aparelho de som, CD, máquina fotográfica digital, giz, lousa, papel sulfite, lápis de cor.
            Os resultados foram satisfatórios, pois os alunos participaram debatendo os temas abordados na novela, tais como, respeito, profissões, dinheiro e sucesso e realizaram as atividades propostas, divertiram-se cantando e dançando utilizando gestos das personagens da novela.
                Por tudo, os recursos tecnológicos ajudam os professores a tornar as aulas mais atrativas, proporcionando  ao aluno e  ao professor a informação e o conhecimento tornando-os cidadãos críticos diante dos temas debatidos e vivenciados na sociedade em que estão inseridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário